Há meses, estudantes de todo o país estão mobilizados para construir o maior fórum de deliberações do movimento estudantil: o 51º Congresso da UNE. As vésperas do Cunune, os números confirmam que amissão foi cumprida: mais de 5 mil jovens foram eleitos delegados, representando 90% das Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Foram 2.300 eleições diretas nas instituições, sendo que, em Pernambuco, Alagoas, Goiás, Santa Catarina e Amapá todas as universidades e faculdades participaram do processo eleitoral.
O Conune acontecerá, pela 51ª vez, entre os dias 15 e 19 de julho, na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões participarão do maior encontro organizado da juventude brasileira. O Congresso vai eleger a nova diretoria da entidade, definindo seus rumos para os próximos dois anos.
Durante os cinco dias de Congresso, os participantes terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do movimento estudantil, avaliar o papel do governo e dos movimentos sociais perante o cenário da educação, pensar a crise financeira mundial e as prioridades do Brasil.
Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), participarão observadores credenciados, personalidades políticas e convidados. Algumas presenças importantes nas mesas de debates já estão confirmadas, como o presidente Lula e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
A programação do Conune inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.
Companheiro, Esta tua sintonia com a estudantada, é feliz. Penso que precisamos, enquanto Movimento Sindical, chegar junto da juventude que milita no movimento estudantil, pois uns companheiros ainda improvisam muito. Algumas forças políticas internas dentro do movimento estudantil têm aparelhos fortemente articulados e no nosso campo, tenho a impressão que ficamos solto. Valeu Paulo, vamos debater sobre o assunto.
ResponderExcluirX no KG
Danilson Pinto